PontoZurca

TODO O MUNDO É UM PALCO | de Beatriz Batarda e Marco Martins

“Dezanove intérpretes executam agora uma coreografia ao som de Imagining my Man, de Aldous Harding. O público observa atentamente; um bebé caminha em palco. Os movimentos são bastante simples mas a contagem rítmica é complexa e a música longa. A propósito deste momento, o Bruno disse: – …mal consigo memorizar os movimentos, mas é sempre uma delícia dançar com os meus amigos.”

in “Todo o Mundo é um Palco”

A propósito da celebração dos 150 anos do Teatro Trindade, Marco Martins e Beatriz Batarda propõem uma reflexão sobre o Teatro e os processos de tradução nele envolvidos. Convocando para o palco um grupo de vinte habitantes da cidade de Lisboa (intérpretes profissionais e não-profissionais) de nove nacionalidades distintas, os autores operam sobre as memórias individuais daqueles que nela habitam para traçar a cidade.
Estabelece-se um jogo que parte da construção das histórias pessoais, questionando o lugar do individuo, do grupo e do diálogo.
Construído ao longo de um processo de seis meses de trabalho, “Todo o Mundo é um Palco” pretende ser uma celebração do Teatro enquanto desejo de identificação com o outro e lugar de transformação, que se serve de todas as formas de tradução para dar voz à memória, ao corpo e à projecção que fazemos de nós no futuro.

17 Nov a 10 Dez | Teatro da Trindade, Lisboa

Criação: Arena Ensemble
Encenação: Beatriz Batarda . Marco Martins
Colaboração: Victor Hugo Pontes

Com: Carolina Amaral . Miguel Borges . Romeu Runa e Aline Caldas . António Gama . António de Vasconcelos . Abdelkader Benmerdja . Bruno Massy . Dewis Caldas . Haitham Khatib . Hélder Pina . Jorge Mendonça Oliveira . Laure Cohen-Solal . Lucas Sadalla . Malena Camargo Caldas . Marco Pedrosa . Mick Mengucci . Moin Ahamed . Pascoal Silva . Safira Robens

Espaço Cénico: Fernando Ribeiro
Desenho de Luz: Nuno Meira
Sonoplastia: Sérgio Milhano
Fotografia: João Tuna
Comunicação: Maria João Taborda

Workshop Improvisação Beatriz Batarda . Marco Martins . Romeu Runa . Victor Hugo Pontes
Workshop Movimento: Romeu Costa
Workshop Música: Nuno Rafael

Assistência de Encenação e Vídeo: Rita Quelhas
Assistência de Vídeo: Kate Saragaço Gomes
Assistência de Cena: Marta Medeiros
Pesquisa e Documentação: Zé Pires
Estagiária: Teresa Mata

Direção de Produção: Mariana Brandão
Produção Executiva: Arena Ensemble
Produção: Teatro da Trindade / Fundação INATEL

Apoios: Ministério da Cultura | RTP | C. M. Lisboa
Classificação Etária: M12

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa telf: 218807030 www.centroarbitragemlisboa.pt PONTOZURCA 2009