PontoZurca

The Soaked Lamb | Two to Two

  • Release date: 2021-10-09
  • Label: PontoZurca
  • Catalog #: PZ0121CD

A celebrarem quinze anos de carreira, os The Soaked Lamb anunciam o seu regresso às edições discográficas e preparam-se para lançar o seu quarto álbum, que sucede a “Homemade Blues” (2007), “Hats & Chairs” (2009) e “Evergreens” (2012).

Two To Two” é o título deste novo trabalho lançado a 9 de Outubro 2021, em formato CD e Digital, com edição PontoZurca. O primeiro concerto de apresentação aconteceu no mesmo dia, pelas 21h30, no Cine Incrível em Almada, integrado no evento que celebra os “10 anos PontoZurca Editora”.

Particularmente inspirada pela música americana da primeira metade do século XX, a banda é composta por Afonso Cruz (voz, guitarra, banjo, ukulele, harmónica e lap steel), Gito (contrabaixo), Mariana Lima (voz e saxofone), Miguel Lima (bateria e percussão), Tiago Albuquerque (saxofone, guitarra, concertina, ukulele) e Vasco Condessa (piano, teclas). E ainda há um megafone envolvido.

Porque todos os membros do grupo têm outras profissões (um escritor, ilustrador e realizador, dois publicitários, uma designer, um técnico de som e um ilustrador e realizador), os The Soaked Lamb não têm tempo para ter pressa: fazem as músicas como eram feitas há setenta ou oitenta anos, com o cuidado de quem faz uma melodia para durar e não um ritmo para trepar os tops.

“Este é um disco carregado do ócio, como antes era definido, que permitiu voltas e reviravoltas, gravações e regravações, epifanias e desconchavos, bem como a lentidão necessária a um desfecho que nos satisfizesse plenamente. Apesar do ócio, deu muito trabalho.”, refere a banda com o seu característico sentido de humor. E é assim que o apresentam:

“Tic-tac, tic-tac, tic-tac. O mecanismo do relógio de parede numa casa perdida noutro tempo assinala a inclemente marcha do tempo. Dois para as duas, ou, em inglês, Two to Two, a hora mais engraçada pela cacofonia que o seu som produz, mesmo sem as badaladas.

Two to Two é um disco composto por 12 temas originais, um por cada hora desse relógio. Horas que marcam mitos, monstros, pecados mortais e julgamento final, amor impossível, e outras coisas da vida e da morte. Nestas 12 músicas quisemos desacelerar o tempo até que pare. Antes que seja demasiado tarde.”

“Blá, Blá, Blá” é o single de avanço deste novo trabalho que tem letra de Afonso Cruz e música de Afonso Cruz e The Soaked Lamb. O tema conta com a participação de convidados especiais: João Barreiros nos teclados, Ivo Rodrigues e Zé Cruz no trompete e o coro The Baby Lambs.

Afonso Cruz contextualiza: “este tema nasceu para musicar uma peça de teatro, cujo texto haveria de ser ilustrado e publicado com o título A Cruzada das crianças (vamos mudar o mundo). A ideia partiu de um facto histórico, de uma cruzada medieval (1212) protagonizada por crianças e jovens que decidiram então reconquistar a Terra Santa. O episódio original foi assim adaptado aos dias de hoje, imaginando o que reivindicariam as crianças do século XXI, caso saíssem à rua. Dizia assim, a sinopse do livro: «O que farão os adultos se milhares de crianças saírem à rua para reclamar os sonhos que eles se esqueceram de continuar a sonhar, de pedir a justiça em que há muito deixaram de acreditar? Continuaremos a ignorar estes cruzados com o mesmo cinismo, descrença ou inércia com que tantas vezes olhamos para o mundo que nos rodeia? Ou terá chegado a hora de darmos ouvidos aos sonhos das crianças?»

O videoclipe é realizado por Tiago Albuquerque e Eva A. a partir de desenhos de Emmeline, Íris, Manuel, João, Miguel, Leonor, Mariana, Beatriz, Abel, Eva, Mia e Guadalupe. Aiii se eles mandassem!

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa telf: 218807030 www.centroarbitragemlisboa.pt PONTOZURCA 2009