PontoZurca

Janita Salomé | Valsa dos Poetas

  • Release date: 2018-04-20
  • Label: PontoZurca
  • Catalog #: PZ0118CD

Com uma carreira de mais de quatro décadas, multipremiada, e um vastíssimo repertório, este novo trabalho de Janita Salomé – o décimo quinto da sua discografia, nasce da vontade de prestar homenagem aos muitos poetas e escritores, portugueses e estrangeiros, que povoaram o seu imaginário deixando um legado poético que perdura. Charles Bukowski, José Afonso, José Jorge Letria e Luís Vaz de Camões  são alguns dos poetas que deram palavra (e alma) às suas composições.

Valsa dos Poetas é composto por 12 temas, nove originais e três reedições. Os arranjos ficaram a cargo dos músicos Filipe Raposo e Mário Delgado que também gravaram no disco, respectivamente, piano, melódica, harmónica e guitarras, banjo, tablas. Participam ainda os músicos António Quintino (contrabaixo), Carlos Miguel (percussão), Miguel Amado (contrabaixo, baixo), Quiné Teles (percussão) e Rúben Alves (acordeão, piano). Participação especial das convidadas Luanda Cozetti e Catarina Molder que dão voz a dois temas.

O álbum apresenta uma visão de um mundo próprio, construído de múltiplos matizes e surge com as palavras que se juntam amorosamente às músicas e aos ritmos, à vez, dolentes ou vertiginosos, que o compositor criou inspirado nas cadências que cada poeta emprestou à sua escrita.

“Bocage” é o primeiro single a ser apresentado e parte de um soneto de José Jorge Letria que ele próprio dedicou a um dos grandes vates portugueses – Manuel Maria Barbosa Du Bocage, poeta inconformado e insubmisso, alvo de perversas invejas e perseguições. A escrita intimista e eloquente de José Jorge Letria é assim envolta em melodia numa valsa perfeita entre poeta e compositor. É como se o fluir melódico do verso estivesse predisposto a seduzir primeiro o compositor e depois o ouvinte.

 

Janita Salomé, voz e bendir
António Quintino, contrabaixo
Filipe Raposo, direcção musical,  piano, melódica, harmónica
Mário Delgado, direcção musical, guitarras eléctrica e acústica, banjo, tablas
Carlos Miguel, bateria, percussão
Quiné Teles, percussão
Miguel Amado, contrabaixo, baixo eléctrico
Rúben Alves, piano, acordeão
Luanda Cozetti, voz convidada
Catarina Molder, voz convidada

Gravação e Mistura Sérgio Milhano no Estúdio PontoZurca
Masterização Rui Dias, Estúdio Mister Master

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa telf: 218807030 www.centroarbitragemlisboa.pt