PontoZurca

MELECH MECHAYA

 Editora ::

 

Quinteto português de música klezmer, tradicionalmente judaica com inspirações nas músicas cigana, árabe e dos balcãs.
O trabalho em cinema, teatro e televisão tem sido uma constante. Além de terem contribuído com “Bulgar de Odessa” para a banda sonora da novela da SIC Dancin’ Days, fizeram a banda sonora para a curta-metragem de Joaquim Horta “Ivanov: shortcut”, colaboraram com La Fura Dels Baus na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura, e forneceram uma música para a banda sonora do filme “O Comandante E A Cegonha” do italiano Silvio Soldini, lançado em Outubro de 2012 pela Warner Bros.

Depois de dois discos lançados em 2008 e em 2009 – o EP “Melech Mechaya” e o LP “Budja Ba”, onde participam as Tucanas – os Melech Mechaya lançaram em Outubro de 2011 o álbum “Aqui Em Baixo Tudo É Simples”. Este registo conta com a participação da fadísta Mísia e do trompetista norte-americano Frank London, líder e fundador dos Klezmatics (vencedores de um Grammy em 2006). Referido pela revista Blitz como um dos melhores álbuns do ano, “Aqui Em Baixo Tudo É Simples” foi editado internacionalmente em Maio de 2012 e conquistou a crítica europeia com “a sua identidade musical própria” (Eelco Schilder, da prestigiada revista alemã FolkWorld). Em 2013 foi distribuído nos Estados Unidos, onde atingiu os lugares cimeiros dos topes de várias rádios, e foi nomeado para Melhor Disco Instrumental nos Independent Music Awards.

Em 2014 os Melech Mechaya editam o LP “Gente Estranha” novamente pela Ponto Zurca em Portugal e pela Felmay no resto do mundo. O primeiro single de “Gente Estranha” (o tema-título) tem a colaboração de Pedro da Silva Martins (Deolinda) na letra e de Jazzafari na voz. A fechar o lote de convidados deste trabalho está Amélia Muge, que deu letra e voz a “Querubim Barbudo”. O disco atingiu o 3º lugar no top de músicas do mundo do iTunes, alcançando o 17º lugar no top geral, e o single atingiu ainda o 14º lugar no MTV Blue Top. O teledisco do single “Gente Estranha” foi realizado por António Rodrigues, cineasta responsável pelos vídeos de “Dança Do Desprazer” e “Los Bentos”, filme que lhe deu o prémio Excellence In Directing Music Videos no International Film Festival of Cinematic Arts em Los Angeles.

André Santosguitarra
Francisco Caiado, percussão
João Graça, violino
Miguel Veríssimo, clarinete
João Sovina, contrabaixo


www.melechmechaya.com

Centro de Arbitragem de Conflitos de Consumo de Lisboa telf: 218807030 www.centroarbitragemlisboa.pt